- Área: 220 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Moritz Bernoully
-
Fabricantes: Concretos Cruz Azul, Helvex, Stanza
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na Cidade do México, em Coyoacán, trata-se de um projeto de remodelação e intervenção de um casa construída nos anos 70.
A proposta se concentra em adequar um partido arquitetônico que já não era capaz de resolver as necessidades dos seus novos habitantes.
Remodelação
Com a convicção de fornecer luz natural a todos os espaços e, por sua vez, interagir diretamente com seus jardins, onde está localizada uma árvore com mais de 80 anos, trabalhou-se na conservação ou ampliação da maioria dos vãos existentes na fachada compostos por arcos falsos, transformados e reordenados através de esquadrias de aço em ângulos retos que podem ser abertas, fomentando assim uma relação direta do espaço interior até o jardim.
No interior trabalhou-se com um projeto de reestruturação, eliminando paredes e gerando um espaço claro e de planta livre que redefine as atividades de estar, comer e cozinhar.
Intervenção
A intervenção consiste na reativação do terraço do primeiro nível a partir da construção de uma escada que conduz a um solário/estufa utilizado como hall, uma pausa para o dormitório principal. Um novo banheiro acompanha esse espaço.
Reduzindo a lavandaria na medida necessária, cria-se um pátio e uma nova fachada ventilada por meio de elementos vazados fabricados em concreto e barro. Esse pátio também dota de luz natural e ventila a atividade de cozinhar.
A fim de criar um contraste contundente entre a reforma e a intervenção, decidimos utilizar o concreto armado enquadrado com esteiras (fibra de planta de palma), gravando as texturas dos tecidos vegetais por meio de módulos tecidos à mão, fabricados por artesãos especialmente para a intervenção. Essa ação é coerente pensando nos novos habitantes, que são uma família jovem de acadêmicos e amantes das plantas.
A necessidade de uma cisterna criou a possibilidade de adicionar um espelho d'água com a ideia de refletir a antiga árvore.
Acabamentos em tonalidades neutras conformam os interiores da residência, sempre em convivência com o jardim.